domingo, 12 de abril de 2015

A Busca pela Felicidade

                
                Vivemos em um mundo onde o material é mais importante do que o ser humano. As pessoas vivem para trabalhar e não trabalham para viver. Cresce o número de pessoas com depressão,podemos dizer que esta é a doença do século. Nos últimos tempos, houve uma perda de valores muito grande, o ser humano neste contexto não sabe mais distinguir o seu lugar e seu valor.
                Com o nascimento do capitalismo, a produção mundial aumentou, para que também o capital pudesse aumentar. Com isso, as pessoas foram migrando do campo(onde tinha uma vida mais tranquila, trabalhavam apenas para subsistência) para a cidade onde o caos tomava conta, aqueles que viviam o êxodo rural começaram a viverem marginalizados nas favelas. À partir deste momento na história, o ser humano começou a perder o seu valor, viviam já como escravos, trabalhavam para que “os grandes” pudessem viver no luxo. O material passou a ter mais valor, até mesmo o ser humano é tido como mercadoria e muitas vezes é até traficado como objeto qualquer,tudo por causa do dinheiro.
                As pessoas perderam o sentido da vida,muitos vivem comprando,vivem nos shoppings,nas butiques, às vezes pessoas milionárias, esbanjam dinheiro,mas não são felizes,porque não tem o sentido em sua vida.Não sabem para onde caminham,estão sem rumo na vida.Por isso em nossos tempos tem aumentado o número de pessoas com a depressão,essa é a doença do século.Muitos acabam se isolando da comunidade e sofrendo sozinho,com medo de tudo e de todos,acarretando muitas vezes outras doenças.O mundo cada vez mais cheio de violência.O ser humano então se pergunta onde estou e para onde vou?
                  Para Santo Agostinho a felicidade é “o encontro pessoal com Deus, guiado pela senda razão”.Sendo assim, no momento em que o ser humano parar para refletir  aquilo que está a sua volta,e o rumo para onde deve caminhar, que é a busca pelo encontro com Deus. Neste momento as pessoas estarão buscando de fato a verdadeira felicidade. Porque encontrarão o sentido em sua vida e também o seu verdadeiro valor. No momento que se deparar com Deus, se deparará com a felicidade. Nos dias de hoje, muitos buscam a felicidade em tantas coisas, esquecendo que a verdadeira felicidade está dentro de nós mesmos. Às vezes confundimos a felicidade em estar sorrindo todos os dias,brincando,pulando e saltitando. Ao contrário, a felicidade é capaz de se fazer presente até nos momentos,em que passamos por sofrimentos. Pois estaremos na presença de Deus.
                   Aproveitemos o Tempo que estamos vivendo dentro do Ano Litúrgico, que é o Tempo Pascal.Celebramos a vitória de Cristo sobre a morte e o pecado.Deus nos ama e nós devemos sempre mais corresponder a este amor.O Cristo Ressuscitado é nossa Felicidade Plena.Nosso Deus vem ao nosso encontro a todo momento pela Sagrada Eucaristia,aproveitemos o máximo possível destes momentos,neste sacramento de amor Ele nos transforma para vivermos sempre mais felizes,e para que também nós possamos ser testemunhas desta felicidade,que é estar com Cristo.São Tomé experimentou de fato este encontro com o Mestre Ressuscitado,com Sua Misericórdia e se irradiou de alegria depois e foi anunciar,sejamos como Tomé e os outros Apóstolos do Senhor.

Wesley Pires dos Santos