sábado, 13 de dezembro de 2014

Quando vou encontrar o homem ideal?

O que fazer enquanto se espera pelo príncipe encantado


Suas certezas podem ser muitas: sua vocação é o casamento; você nasceu para estar felizmente casada; seu caminho rumo à santidade está destinado a ser uma pessoa especial; há uma pessoa que, por suas qualidades, virtudes e defeitos, a ajudará a chegar ao céu.
 
Mas é fácil deixar-se levar pela impaciência e desesperança ao não encontrar essa pessoa, ao não ver aquele que lhe prometerá o amor verdadeiro diante de Deus, ao não conhecer o homem a quem você dirá um firme e rotundo “sim”, com a segurança de que ele lhe corresponderá da mesma maneira.
 
Quantas vezes? Se começarmos a contar, provavelmente acabaremos envergonhando-nos da nossa grande falta deconfiança em Deus.
 
Se é Ele quem nos conhece em totalidade, se sabe dos nossos pensamentos e sentimentos, nossos sonhos e anseios, se é Ele quem deseja e se preocupa, inclusive mais do que nós, por que sejamos eternamente felizes e vivamos a alegria e paz plenas em nossos corações, é também Ele quem sabe o que nos dará toda essafelicidade e o que nos fará realizar nossos sonhos.
 
Ninguém melhor que Ele tem a resposta a tudo o que, do mais profundo do nosso ser, buscamos.
 
Se isso é assim, se verdadeiramente acreditamos nisso, porque sabemos que Ele é o Amor, que viemos do amor e estamosdestinados ao amor, e que tudo o que buscamos poderemos encontrar nele, como duvidar do seu plano?
 
É verdade que, neste mundo, é muito difícil acreditar que ainda existem pessoas dispostas a amar de verdade, a valorizar, respeitar, buscar o bem etc. Mas também é verdade que nós somos parte deste mundo e que, portanto, nossas próprias decisões têm repercussões nele.
 
Tudo o que fazemos nos afeta, e não só a nós, mas também os outros, os que nos rodeiam, até mesmo a natureza. Sendo assim, depende muito de nós que este conceito do mundo mude. Para isso é preciso começar mudando a nós mesmos.
 
Não se trata de refugiar-se no “porque todos são assim, eu sou assim” ou “como ninguém está disposto a amar, eu renunciarei ao meu desejo de ser amada”. Se todos tivessem esta mentalidade, o mundo simplesmente não existiria.
 
No entanto, não é assim. A ressurreição do Senhor Jesus deu sentido à sua crucificação. Não há glória sem cruz e, se há cruz, é porque a glória é possível. Esta é a razão pela qual, até o fim da vida, devemos lutar por amar e ser amados de verdade, porque foi Jesus quem, ao morrer por nós, nos mostrou seu infinito amor, um amor humano, um amor que todos estamos chamados a viver.
 
Então, se sabemos que nossa vocação é o casamento, que nascemos para um dia nos casar, com certeza, em algum lugar, perto ou longe, já existe nosso futuro esposo.
 
Essa pessoa, que Deus pensou para você, vive. Como não esperá-la? Como perder a esperança de encontrá-la? Como renunciar a conhecer aquele que a ajudará a chegar ao céu, a ver o rosto de Deus?
 
O que fazer, então, enquanto esperamos? O melhor caminho é trabalhar em nós mesmos, fortalecer nossas virtudes, diminuir nossos defeitos e preocupar-nos em ser a pessoa ideal para aquele que estará disposto a nos amar!
 
Todos nós precisamos crescer como pessoas, em amor e em virtudes. Precisamos nos fortalecer com o amor de Deus, curar nossas feridas, perdoar e pedir perdão, para que, no dia em que Ele colocar no nosso caminho a pessoa indicada e pensada para nós, sejamos capazes de dar-lhe o melhor de nós mesmos, amando sem resíduos das nossas feridas, com autenticidade, sem egoísmos, de maneira incondicional e total.
 
Assim, quando somos pessoas virtuosas, que respeitam e exigem respeito, que amam e buscam ser amadas, que valorizam e pedem que as valorizem, aqueles que estiverem dispostos a entrar em nossas vidas serão aqueles que respeitam, amam e valorizam, porque os que não o fazem simplesmente nem se aproximarão.
 
Dessa maneira, a pessoa que Deus pensou para nós chegará mais rápido à nossa vida, ajudaremos o plano divino a se realizar, colaboraremos com o Senhor para que sua vontade seja feita.
 
No entanto, se estamos cobertos pelo pecado, se não nos preocupamos por amar, se não colocamos meios concretos para ser pessoas melhores, se usamos e nos deixamos usar, só estaremos cercados disso e não conheceremos mais.
 
Nossa vida, assim, poderá ficar muito limitada, deixando-nos cegos diante da verdade, e isso nos desviará do caminho que nos leva à eterna felicidade, pela qual ansiamos e continuaremos desejando até o final das nossas vidas.
 
Pense nisso!
 
(Via Opción V)
http://www.aleteia.org/pt/estilo-de-vida/artigo/quando-vou-encontrar-o-homem-ideal-5872927098535936?utm_campaign=NL_pt&utm_source=daily_newsletter&utm_medium=mail&utm_content=NL_pt-13/12/2014

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Os jovens e a cultura secularizada das Universidades.


Muito me entristece ver nos dias atuais,quando os jovens saem para estudar e se deparam com instituições tendo como formadores de opinião,professores comprometidos com o ateísmo,o que mais querem é acabar de uma vez com a religião e com a fé de nossos jovens.E o que mais me deixa triste é a pouca  preocupação com que os pais tem para a educação religiosa de seus filhos e depois querem cobrar.
Estima-se que em média  60% dos jovens que adentram as universidades e faculdades se afastam da comunhão dos santos e da Igreja.Ora,seria muito simples de minha parte afirmar com clareza os motivos que levam os nossos jovens a tais consequências,pois é algo muito complexo, vem da infância e de uma formação dada tanto pela família,como também pela Igreja.
 Nossos jovens não estão preparados para enfrentar a cultura antirreligiosa dentro das universidades,porque não tem uma fé madura e consistente;lógico que pra tudo existe uma exceção,existem jovens católicos,comprometidos com a fé,mas aqui eu cito a maioria e é o que me corta o coração neste momento.Muitas vezes,recebo informações de professores universitários  que dentro das salas de aula zombam de Cristo,e muitos dizem até que Cristo nunca existiu.Infelizmente é muita ignorância por parte deles,pois nem mesmo a Ciência é capaz de dizer uma coisa tão absurda como esta,porque tudo é marcado por antes e depois de Cristo, provado por fontes históricas,por isso não tem como desmentir sua existência.
Infelizmente nossos jovens tem deixado muito rapidamente a fé ao estar nesses meios universitários,pois não tem uma firmeza na fé e acabam sendo convencidos por essas pessoas antirreligiosas.Tudo isso porque não têm sido preparados nem pela família,nem pela Igreja para responder às perguntas de uma sociedade sem Deus, como também oferecer respostas àqueles que lhes questionam a razão da sua fé. Nessa perspectiva, os conceitos “simplistas” de alguns dos nossos rapazes e moças têm sido facilmente desconstruídos num ambiente em que o ceticismo e a incredulidade se fazem presentes.Os jovens têm sido influenciados negativamente pelo secularismo, hedonismo e satisfação pessoal. Sem sombra de dúvidas, acredito que o secularismo é um grave problema em nossos dias. A Europa, por exemplo, transformou-se num continente secularizado onde o que mais importa é o bem-estar comum e a ausência de Deus. Nessa perspectiva, vive-se para o prazer, nega-se uma fé transcendente quebrando todo e qualquer paradigma que nos faça lembrar-nos de Cristo ou da Igreja.
Muitos se perguntam: O que fazer então? Diante dessa situação incompreensível, em primeiro lugar a culpa é nossa, nossa enquanto família e enquanto Igreja.Desde a infância os pais obrigam seus filhos irem para às Missas,dizendo que se não for,não vai para as festas,não vai sair e muitas vezes os pais nem vão,está errado.Os pais devem em primeiro lugar ir à Missa com seus filhos,e mostrar que estamos na Igreja não por obrigação,mas por necessidade de fazer um encontro diário com Deus, ai começa uma educação religiosa consistente,porque se não,ao invés de ajudar,criamos uma certa repulsa dos jovens para com a fé.Devem rezar em família,a primeira catequese começa nos lares. A Igreja precisa fomentar em seus jovens o desejo de conhecer a Deus e se relacionar com Ele,além disso deve dar uma formação catequética consistente.Jovens que se relacionam com Deus através da oração e das Escrituras Sagradas tornam-se mais fortes diante dos embates desta vida.Precisamos fortalecer as nossas Famílias e também a Catequese para uma formação eficaz de nossos jovens.Além disso,o principal é o testemunho de cristão que devemos dar,esse é o principal evangelho que arrasta.Que Deus nos ajude nesta árdua missão.


quinta-feira, 27 de novembro de 2014

O verdadeiro dom do Sacerdócio




            Desde o Antigo Testamento,os Sacerdotes eram separados para oferecer dons e sacrifícios à Deus em nome da comunidade.O povo de Deus que era constituído pelas 12 tribos de Israel,dentre essas tribos,a de Levi foi escolhida por Deus,para ser a tribo sacerdotal.
            Com Cristo se institui o novo sacerdócio de salvação.O próprio Senhor se faz sacrifício e oferenda ao mesmo tempo,o altar é a Cruz,a oferenda é seu corpo e é Ele próprio como sumo e eterno Sacerdote,que se oferece uma vez por todas,para reestabelecer a aliança de Deus com a humanidade.
            Os 12 apóstolos são chamados pelo Senhor,para  continuar a sua missão aqui neste mundo,eram homens de fé,enviados por Cristo,para anunciar e para batizar.Hoje portanto os Bispos são sucessores dos Apóstolos e eles tem os presbíteros como colaboradores,a missão que tem é a mesma dos apóstolos,que é anunciar e servir o povo de Deus.Essa missão foi deixada na celebração da Ceia,Cristo os convida a lavar os pés uns dos outros,assim como Ele fez,em sinal de serviço.
            O sacerdote da nova aliança,nos diz São Paulo em sua carta aos Hebreus, “O sacerdote é escolhido dentre os homens nas coisas que se referem à Deus.Sua função é oferecer dons e sacrifícios pelos pecados.”(Cf. Hb 5;1).Por isso,ninguém pode atribuir-se a si mesmo essa tão grande honra,porque o sacerdote é escolhido por Deus,do meio do seu povo.Estes são homens destinados ao serviço,eis a nobre Missão,servir.
            Todos os escolhidos para o sacerdócio ministerial,devem estar dispostos ao serviço do Povo de Deus.Já dizia Dom Luciano: “O padre faz parte do sindicato dos lavadores de pés.” É isso mesmo,os padres são escolhidos para se fazer outro Cristo aqui na Terra e buscar levar todos a alcançar a salvação,através do serviço.
            A cada Santa Missa celebrada é renovado o sacrifício de Cristo pela humanidade,na pessoa do Sacerdote,Cristo se oferece por inteiro,novamente ali acontece o sacrifício do Calvário,o padre portanto age “In persona Christi”;fazendo acontecer o sacrifício incruento de Cristo,onde não há mais o derramamento de sangue.O maior mistério de nossa fé,podemos assim dizer,é oferecido pelas mãos do sacerdote pelos nossos pecados,é a maior demonstração do amor de Deus por cada um de nós,eis um Deus tão grande que se faz presente entre nós,para ser nosso alimento,num pedaço de pão e num pouco de vinho.Ali se resume a vida do sacerdote que está a serviço de todos,assim como Cristo se oferece,o próprio sacerdote também se oferece ao povo,por isso,vão ao encontro dos mais necessitados,levar até eles a palavra de salvação,a Boa Nova,trazendo alívio as pessoas e fazendo-as voltar para o convívio da comunidade.

Wesley Pires dos Santos.

quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Escolhe o melhor: Dinheiro ou Vida


É muito triste em nossos dias ver um sistema que reprime, maltrata e escraviza a nossa sociedade. O deus que domina o nosso mundo é o  “dinheiro”, este é colocado muitas vezes acima da própria vida humana.  O assunto mais presente em nossos dias é se a economia está em alta ou em baixa. Ninguém mais consegue viver sem o danado do dinheiro. Matam pra ter o dinheiro em mãos. O dinheiro foi feito para nos ajudar e não para nos escravizar.
                O capitalismo, atual sistema econômico que domina o mundo é o que mais ajuda no bolso dos  poderosos e os satisfazem; e é o que mais acaba com a vida de tantos inocentes todos os dias. A reportagem do jornal O DIA do dia 3 de julho deste ano, nos mostra com clareza o número de mortes em nosso país : “- A cada dia, 154 pessoas morreram, em média, vítimas de homicídios no Brasil em 2012. Foram 56.337, 7% a mais do que em 2011 e 13,4% que em 2002. Em uma década, o número de mortos chega a 556 mil. O percentual supera os 11,1% do aumento da população na década, de acordo com o Mapa da Violência 2014”.A maiorias dessas pessoas são Jovens, pobres e negros.
            A vida humana é colocada em segundo plano para dar lugar ao dinheiro. Quantos de nossos jovens tem suas vidas ceifadas, fazendo desmoronar todo um sonho construído e toda uma luta por um futuro melhor. A maioria desses jovens é de onde? São das periferias, vivem a margem da nossa sociedade e são escravizados por um sistema opressor, que não pensa no ser humano.Está ai o resultado de uma sociedade violenta, gerando assim presídios superlotados e uma maior discriminação.
            O pior de tudo é que não conseguimos sair desse sistema de morte e de opressão. Esse é o verdadeiro “capetalismo”, que faz da vida de quem se deixa iludir por esse mundo, um emaranhado de confusão e de escravização. Vejo tantos jovens que se deixam levar pelo mundo e acabam caindo num caminho sem volta. É uma pena ver tantos jovens que se entregam a prostituição e as drogas. Um levantamento feito pelos jornalistas Kaio Diniz, Vinícius Júnior e Tiago Costa, aponta que 48,8% da prostituição no Brasil é motivada pelo uso de entorpecentes, em especial o crack. Os piores resultados então nas regiões Centro-Oeste e Nordeste, onde as mulheres vendem seus corpos por uma ou duas pedras da droga. E sabemos muito bem que isso não é uma realidade muito distante da nossa.
Acho que enquanto pessoas cristãs, seguidores de Jesus Cristo, não podemos fechar os nossos olhos para toda essa realidade, devemos ir as ruas gritar, protestar, e muito mais do que isso, ir ao encontro dessa pessoas e ajudá-las a sair desse sofrimento e dessa escravidão, mostrando para elas que existe um sentido na vida. Um grande passo que a Igreja deu e que devemos levar adiante sem nos esquecer, é a proposta da  Campanha da Fraternidade deste ano, que nos convida a refletir como que o sistema é capaz de tratar a vida humana como mercadoria, ou seja, como um mero objeto de ganhar dinheiro. Não deixemos por menos, pode sim dizer não a tudo isso, pois fomos “Feitos para sermos livre, não escravos”.

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Seja Feliz!


A Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos.A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado.
O Cristianismo, diz que não há felicidade plena sem Cristo. Podemos dizer que o verdadeiro Cristão é feliz por toda a vida. Aquele que é feliz de verdade,não busca uma felicidade momentânea mas sim,a felicidade eterna.Esta felicidade portanto só será encontrada na pessoa de Jesus Cristo.
Diz-nos o YouCat (Catecismo Jovem da Igreja Católica) no parágrafo §218: “Deus colocou no nosso coração uma ânsia tão infinita de felicidade,que só Ele a consegue satisfazer. As realizações terrenas apenas nos dão um antegozo da felicidade eterna.Superando-as,temos de nos virar para Deus.”
Em todos os momentos de nossa vida, se estivermos na presença de Deus seremos verdadeiramente felizes. Com isso, iremos transbordar de felicidade por todos os lados. Nos dias de hoje, muitos buscam a felicidade em tantas coisas, esquecendo que a verdadeira felicidade está dentro de nós.O cristão deve sempre irradiar em sua vida a felicidade. A felicidade é demonstrada no testemunho de vida de cada um. Às vezes confundimos a felicidade em estar sorrindo todos os dias,brincando,pulando e saltitando. Ao contrário, a felicidade é capaz de se fazer presente até nos momentos,em que passamos por sofrimentos.Diz-nos São Paula em sua carta(2 Cor.12,10):“E é por isso que eu me alegro nas fraquezas,humilhações,necessidades,perseguições e angústias,por causa de Cristo.Pois quando sou fraco, então é que sou forte.”
Sendo assim, todos somos verdadeiramente felizes, impulsionados por Deus. Ao vivermos o evangelho, estaremos felizes e sentido em paz com nós mesmos. Assim faremos todas as nossas ações, enxergando da forma como Deus enxerga. Na prática para sermos felizes, temos que viver as bem-aventuranças. Parágrafo §282 (YouCat): “Seremos felizes à medida que confiarmos nas palavras de Jesus contidas nas ‘bem-aventuranças’.O Evangelho é uma promessa de felicidade para todas as pessoas que desejam percorrer os caminhos de Deus.”

Wesley Pires dos Santos.

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

MESMO PERSEGUIDOS,IREMOS ATÉ O FIM!

“Os cristãos precisam se preparar para o martírio da ridicularização, ou seja, se você carregar um crucifixo no peito e for para uma universidade você é ridicularizado. Se você anda com a sua Bíblia, vão falar que você é alienado, que acredita em crendices.”Essas são palavras do nosso querido Papa Emérito Bento XVI,em uma de suas catequeses.
Realmente é o que nossa sociedade está vivendo atualmente,aquele que se diz cristão autêntico deve estar disposto a Amar Cristo Nosso Senhor até o ponto de entregar a sua própria vida pela fé.Muitos hoje ainda passam pelo martírio cruento,onde são mortos,por serem cristãos,isto acontece na maior parte no oriente médio,pelos extremistas que perseguem,e isso não se mostra na mídia.Mas ao contrário no Ocidente onde ainda há a “liberdade religiosa”,os cristãos devem estar dispostos a passar por um martírio incruento,onde não há derramamento de sangue,mas sim a ridicularização por ser Cristão,muitos desrespeitos e chacotas.No qual os que creem sofrem um “ataque” ideológico por parte do secularismo, da mídia anticristã, do ateísmo militante. É uma perseguição contra os valores e a moral cristã.
            Ao longo da história quantos foram capazes de derramar o seu sangue por causa da fé,mas já dizia São Tertuliano: “O sangue dos mártires são sementes para novos cristãos”,assim a Igreja se mostra fiel servidora de Cristo,as perseguições sempre existiram e sempre existirão,mas conseguir acabar com a Igreja nunca conseguirão,porque Ela não é criação humana,mas sim Divina.Aqueles que se dizem Católicos hoje,nós sabemos que são poucos,mas uma coisa é certa ou você é católico ou não é,pra que dizer que é católico não praticante,decide,em cima do muro não pode ficar,não queremos uma Igreja de números,mas sim de qualidade,de fiéis discípulos missionário de Jesus Cristo,comprometidos com a causa do Reino de Deus,que dão testemunho de vida,como verdadeiros cristãos.
            Talvez não acreditamos que haja essa perseguição também em nosso meio,mas agora chegou em nossa região,e devemos acreditar.Em 7 capelas no estado de Minas Gerias,vândalos colocaram fogo,quebraram imagens de Santos e ainda colocaram uma cruz de sal grosso na porta, entre elas está a Capela de São Francisco da Comunidade do Guaxupé-Zona Rural da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição-Senador Firmino,essa foi a reportagem transmitida no dia 30 de agosto pelo Fantástico(http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2014/08/misterio-das-igrejas-incendiadas-assusta-moradores-do-interior-de-mg.html)
            Ao ficar sabendo dessa notícia,poucos dias depois do ocorrido,foi como uma espada cravando em meu coração,fiquei pensando,não é possível que isso aconteceu numa cidade de maioria católicos,mas depois de muita reflexão pude perceber que as perseguições estão ai,só quem é Cristão de verdade será capaz de aguentar.Acredito que quem fez essas coisas,se foi com a intenção de purificar o lugar com Sal Grosso,fez o contrário,acabou trabalhando para o Demônio,ao ferir a fé das pessoas com total desrespeito,sendo ignorantes.Se estão tentando acabar com a Igreja de Cristo,podem ter certeza que a igreja templo vocês conseguem,mas a Igreja Povo de Deus durará para a eternidade,essa nem as portas do inferno conseguiram destruí-la.
             A nós católicos verdadeiros,cabe somente dobrar os joelhos aos céus e clamar a Deus que tenha misericórdia dessas pessoas e cure esses corações endurecidos.Devemos rezar também para que Deus nos ajude a sermos sempre mais autênticos e a buscar uma fé verdadeira e madura,capaz de dar testemunho de como é bom viver com Cristo.Não precisamos ficar assustados com tais coisas,mas devemos ficar tranquilos,porque buscamos sempre mais fazer a vontade de Deus,que nos ama muito e viver com Ele é nossa maior Alegria,isso é o que importa e ninguém nos tira.
Wesley Pires dos Santos.


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Família berço do Amor.

   Celebramos durante esses dias a Semana Nacional da Família,iniciada no dia dos Pais,com o tema:"A espiritualidade cristã na família: um casamento que dá certo".Muitas pessoas nos dias atuais estão se casando,sem mesmo saber o sentido do casamento,olham o sacramento do Matrimônio,como uma mera cerimonia formal,para mostrar os trages e toda a elegância,parecendo mais um desfile de moda,esquecendo assim do essencial,com isso muitos depois acabam por frustados e arrependidos,como se estivessem caído num buraco muito fundo,carregando uma carga muito grande e sem volta,com isso por qualquer discussão acabam se separando.
   Nas Sagradas Escritura,desde a criação do mundo,podemos ver o grande valor do matrimônio.O homem ao ser criado,vê que está muito sozinho,Deus cria então uma companheira para ele,tirada da costela do homem,para simbolizar que nenhum dos dois é maior ou menor do que o outro,mas perante a Deus somos todos iguais.Por causa do amor,o Homem e a Mulher deixam casa,família,irmãos para se unirem,formando assim uma só Carne,uma nova família,um novo lar,à partir de então ninguém é capaz de separar o que Deus uniu.
   O próprio Deus quis ser uma Família;Pai,Filho e Espírito Santo,cada Um em sua natureza,formam uma só pessoa,a Santíssima Trindade.A Igreja criada por Jesus Cristo,espalhada por todo mundo,forma uma só família reunida em um só Senhor,em um só Amor.É bonito também percebermos as igualdades que tem entre o Sacramento da Ordem e do Matrimônio.Um jovem,deixa tudo,família,pai e mãe,irmãos,casa,cidade,amigos e vai para o Seminário,buscar conhecer mais Jesus Cristo,a Quem quer seguir mais de perto,renunciando a tudo,buscando um discernimento,sobre sua vocação.Assim também deve ser todos aqueles que almejam o Matrimônio;o rapaz,deixa várias moças,escolhendo uma apenas,para namorar,assim também a moça,fazendo desse tempo,um momento para ambos se conhecerem,e buscar o Matrimônio.
   Me deixa triste quando vejo,muitos jovens que não se valorizam e acabam também não valorizando o outro,ao invés de buscar um namoro,para se conhecerem mutuamente e passar de uma paixão,para um amor verdadeiro,isso acontece com o tempo,mas é necessário esperar,o que acontece é que,acabam por estacar numa paixão possessiva,tomando o outro como posse,depois como objeto de prazer,e acabam por se esquecer de amar até mesmo a si próprio.
   O que é colocado pelos meios de comunicação é isso,niguém mais quer compromisso,querem somente usar o outro e acabou,vivem num mundinho egoísta,depois que enjoa,dispensa e pronto,quem fica sofrendo é aquele que não se amou por primeiro,mas se entregou totalmente ao outro.O certo hoje é colocado de lado,porque não dá prazer,mas sim o que dá fruto é o Amor,o compromisso e a responsabilidade.
  O Papa Francisco no encontro com os voluntários na Jornada Mundial da Juventude,perguntou "Há que diga que o casamento está fora de moda,está?"O que eu respondo é o mesmo que aqueles jovens responderam,o Casamento não está fora de moda,mas neste sacramento,há a manifestação concreta do Amor,em que Deus se faz presente e nos mostra o grande milagre,que é o Milagre da vida.
  Por isso,devemos remar contra a maré,buscar nos valorizar e amar mais,cada um de nós temos um valor especial diante de Deus,é na Espiritualidade que tudo em nossa vida se concretiza.A Família é o berço do Amor,é nela que nasce todas as vocações do mundo,por isso as Famílias que são construídas sobre o alicerce da fé,buscando sempre celebrar a Eucaristia em comunidade,se alimentando do Corpo do Senhor e de sua Palavra,procurando sempre orientações nas Sagradas Escrituras,essa sim,durará para sempre,os pais que ensinam seus filhos a rezarem,nunca irão buscá-los na cadeia,porque a Família é a primeira Igreja,muitos chamam isso de fora de moda,mas nós,reafirmamos que assim o Casamento pode dar certo,ainda temos esperança da mudança em muitos jovens.
Wesley Pires dos Santos. 





segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Salve Santo sacerdote do Senhor.


       Hoje dia 11 de Agosto nossa cidade o dedica a celebrar a memória,deste santo sacerdote do Senhor,que foi Padre Jacinto Teófilo Trombert.Nascido aos 29 de Janeiro de 1843 em Val D'illiez na Suíça,regeu a paróquia de Nossa Senhora da Conceição do Turvo durante 46 anos.
       Neste paróquia guiando os corações das famílias,pessoas de grande fé e devoção,ergueu o Santuário de Nossa Senhora da Conceição,lutou até conseguir os seus ideais,fez grandes peregrinações por outros estados brasileiros e até sofreu perseguições por causa da construção deste esplendoroso Templo.Teve uma grande visão profética,pois as famílias da época não conseguiam preencher nem os primeiros bancos da Igreja e hoje em dia já quase nem consegue comportar o povo,principalmente em épocas festivas.
        Mas graças a fé deste incansável servidor do Reino,numerosas multidões acorrem ao Santuário para participar do Jubileu Perpétuo dedicado a Padroeira,Nossa Senhora da Conceição e ganhar as indulgências concedidas pela Igreja.Ele faleceu aos 11 de junho de 1916,mas para que todos lembrem de seus feitos,a cidade dedica no Jubileu,o dia 11 de Agosto,para prestar-lhe grandes homenagens e agradecimentos.
        Apóstolo da Caridade e grande pregador do Evangelho,Anjo do bem e da Paz,com sua austeridade,sempre cuidou dos seus paroquianos com Amor e Carinho,benfeitor e justo,trabalhador incansável da vinha do Senhor.Nossa cidade cresceu na fé e também estruturalmente,fundada nos alicerces deixados por este Santo Sacerdote.Graças a ele,somos uma das cidades mais Católicas.Devemos a ele,pelos seus grande serviços.
       Que neste dia possamos voltar a nossa memória,a lembrança deste saudoso Padre,exemplo de determinação e coragem,para todos nós.Lembremos que ele é nosso intercessor no Céu,quantas pessoas já alcançaram graças por sua intercessão,que possamos passar a novas gerações,toda linda história deixada por Padre Jacinto.Já escreveram sobre ele,Padre Miguel Fiorillo,Padre Roberto Nogueira e Sr.José Sérvulo.Quem sabe poderiam escrever um livro somente sobre a História do Padre Jacinto.
       Não deixemos nunca de agradecer a Deus pela vida do Padre Jacinto,por nos ter concedido Santo Sacerdote que lutou e batalhou por nosso povo.Nossa cidade tem eterna saudade deste benfeitor e justo,Brasão maior de nossa Terra e de nosso povo.
 Wesley Pires dos Santos.

SALVE,LEVITA,SAGRADO
ANJO DO BEM E DA PAZ
CUJO NOME ABENÇOADO
DENTRO D'ALMA O POVO TRAZ

E O POVO VOS ABENÇOA
E VOS BENDIZ SEM CESSAR,
OH ALMA SERENA E BOA,
TÃO BRANCA COMO O LUAR

SALVE PADRE AUSTERO E NOBRE,
GRANDE COMO O EXEMPLO,
QUE,APESAR DE ASSIM TÃO POBRE,
ERGUESTES DO NADA O TEMPLO.

TEMPLO EM MINAS MAIS AUGUSTO
ESTE QUE AQUI SE LEVANTA
PELOS ESFORÇOS DE UM JUSTO
DEDICADO À VIRGEM SANTA

MISSÃO DIVINA E BENDITA
A VOSSA GRANDE MISSÃO
ENCHEIS DE PAZ INFINITA
DESTE POVO O CORAÇÃO

SALVE,PADRE AUSTERO E VELHO
CORAÇÃO FEITO NOS CÉUS
QUE ELEVAIS PELO CONSELHO
OS CORAÇÕES PARA DEUS.



sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O Santo Jubileu de Nossa Padroeira...

Estamos celebrando mais um Jubileu de Nossa Senhora da Conceição,completando neste ano 115 anos de existência.Pensemos como iniciou esta festa em nossa cidade,com certeza a maior festa católica da região e da cidade de Senador Firmino,muitos à que se perguntem: “porque Jubileu de Nossa Senhora da Conceição em Agosto?”, “Não seria Nossa Senhora da Assunção?”Assim temos a resposta,tudo vem de como foi iniciada esta festa.
O Jubileu originou-se da Missão Anual que acontecia em Conceição do Turvo(antigo nome de Senador Firmino),sempre nos primeiros 15 dias do mês de agosto havia em nossa cidade essa Missão organizada pelo célebre Padre Pedro Maurício Ayme,conhecido na época como Padre Pedro Missionário,cujos restos mortais estão ao lado da sepultura do Padre Jacinto na porta do Santuário.Depois de muito tempo ao chegar aqui o pároco Padre Jacinto Téofilo Trombert,vendo as necessidades dos paroquianos,construiu então o suntuoso Santuário dedicado a Nossa Senhora da Conceição,o qual necessitou de muitas lutas até ficar totalmente pronto.
Com o passar do tempo Padre Jacinto deu-se inicio o Jubileu de Nossa Senhora da Conceição,e foi autorizado em 1900 pelo Papa Leão XIII para acontecer e concedendo a indulgência plenária(graça extraordinária,que apaga a pena temporal dos pecados,já perdoados),cada ano mais e mais romeiros eram atraídos a cidade durante esses quinzes dias para suplicar graças e benefícios e após sucessivas renovações,foi perpetuado no dia 10 de fevereiro de 1969,a pedido do Padre Henrique Silvino Alves.
Quantas e quantas pessoas,já participaram do querido e Santo Jubileu e hoje já não estão entre nós pra contar as histórias,mais que graças à Deus foram nos passadas.Ouvi contar que por volta do dia 30 de julho os carros de bois começavam a cantar pelas ruas da cidade,quem era? Eram já, na maioria pessoas da zona rural, que viam se hospedar na cidade durante os 15 dias para a festa,e outros eram os romeiros,traziam consigo muitas latas de quitandas;por isso,havia a Romaria(casa que acolhiam essas pessoas e que hoje já foi demolida).Outra história também interessante,nos dias antecedentes a festa se ouvia a barulhada de bambus que eram arrastados pelas ruas,para fazer as barraquinhas,as quais ficavam cada uma de uma cor,formando um arco-íris.
O tempo se passou e hoje somos nós que iremos celebrar mais um magnífico Jubileu,15 dias de muita oração e de devoções.A coisa mais tradicional e bonita da festa é o Ofício de Nossa Senhora,que todos os dias às 6 horas da manhã é cantado pelos lábios do fiéis devotos,num coro só,se eleva ao céu a mais bela oração a Maria Santíssima.Passear pelas barraquinhas após a Missa,comer o famoso cachorro quente,também é uma coisa que o povo não deixa de lado,e que por sinal é muito bakana,encontramos nas barraquinha tanta coisa que não encontramos em outro lugar;eu mesmo adorava barraquinha,porque no meu aniversário ganhava cada carrinho bakana.

Portanto nesses dias de festa em nossa cidade,cada um possa ver o grande sentido do Jubileu,que é celebrar a vida,dom de Deus,vamos aproveitar para viver dias de oração,um verdadeiro retiro popular,concedido pela Igreja a todos nós como Indulgência Plenária de acordo com as condições requeridas,que são:confessar,comungar,visitar o Santuário e rezar na intenção do Santo Padre.Aproveitemos também a festa nas barraquinhas,momento de bater papo e de estar com os amigos.Durante esses dias a cidade se transforma com os seus filhos ausentes  e os milhares de romeiros que por aqui passam,vêm buscar a graça de Deus,no piedoso Santuário de Nossa Senhora da Conceição.Vivamos bem o Santo Jubileu.
Wesley Pires dos Santos.





quarta-feira, 30 de julho de 2014

Celeiro do Pensamento

  "Somos o que pensamos. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o nosso mundo."
   
   Tudo o que penso desejo que seja divulgado,para compartilhar com todos aquilo que penso,pois quando divulgado nos ajuda a criar o mundo novo.A arte do pensar é a arte mais bonita que acho.A coisa mais bela que cria o mundo é o nosso ato de pensar,cada um pensa de uma forma,temos pensamento diversificados podemos concordar ou discordar das pessoas e do que pensam.
  Quanto mais escrevemos,mais conseguiremos construir um pensamento concreto sobre aquilo que pensamos e formamos assim o nosso carácter.
  Sendo assim,desejo do fundo do meu coração,poder ajudar a muitos com meus pensamentos e escrever muito.
                                                                                        Sem.Wesley Pires dos Santos.