quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

HOMENAGEM À PADROEIRA


Hoje lembro saudoso e alegre, as festividades em honra a Virgem Mãe e Padroeira de Senador Firmino, Nossa Senhora da Conceição do Turvo. Não existe um firminense que esteja longe de sua terra que não sinta saudade deste dia. Celebrar Maria em sua Imaculada Conceição é exaltar o mistério de Deus, que escolhe uma mulher dentre todas as demais, concebendo-a sem o pecado original, para ser a Mãe do Salvador. Nós vibramos de alegria em nossa terra, não há como não sentir saudades, de acordar cedo ouvindo os repiques de sinos e os dobrados tocados pelas ruas de nossa cidade, pela Corporação Musical Nossa Senhora da Conceição, principalmente o som do dobrado “8 de dezembro”, ao ressoar com vibrantes acordes em nossos ouvidos:“Quando a aurora surge, quando declina o dia, minha alma Virgem Pia, mil preces vão a Ti. A Ti oh Mãe terníssima, te entrego toda hora. Maria Imaculada, recorda-te de mim...” Quero portanto, ao lembrar saudosa memória, lembrar dos dias 8 de dezembro, que acordava cedo, com o sorriso escancarado para repicar o sino, das missas ajudadas e por fim da belíssima procissão pelas ruas de nossa cidade, demonstrando nosso amor pela Mãe de Deus e nossa, finalizando com a Coroação. Mas a festa não acabava por aí, por fim, nos alegrávamos, com os leilões e a barraquinha. A festa de nossa Padroeira é sem igual, somente um verdadeiro firminense pode contar, como é de fato. Assim, neste dia santo desejo me alegrar, mesmo de longe, homenageando nossa querida Mãe e Padroeira, pedindo sua intercessão por todas as famílias firminenses.

À Nossa Senhora da Conceição do Turvo


No seu trono de glória resplandece
No santuário a beleza da Senhora
Que por Deus foi escolhida
para a Mãe do Redentor

Ó Senhora da Conceição do Turvo
Padroeira desta Terra querida
Ouve hoje ó mãe de bondade
As preces desta comunidade

Desde o tempo do Padre Jacinto
Ela já abençoava este povo
És aurora do Sol resplandecente
Por isso, o povo com fé te aclama

Aqui na Princesinha da Serra
Na festa do seu Jubileu
Louvamos-te com fé oh Senhora
Que do seu Santuário nos olha

Da cidade de Senador Firmino
És padroeira, protetora e Mãe querida
Intercessora fiel deste povo
da hospitaleira cidade do Senhor



quinta-feira, 27 de outubro de 2016

HOMENAGEM À ESCOLA ESTADUAL PROF. CÍCERO TORRES GALINDO


   Ao ver os grandes feitos de nossa Escola e também por sentir imensa saudades, pelos anos que passei nesta instituição, desejei escrever uma singela homenagem a Escola Estadual Professor Cícero Torres Galindo. Tenho imenso carinho e amor por esta instituição de ensino, pude aprender muito durante os 7 anos de estudos que passei por ela, aprendi os valores humanos, éticos e também os valores educacionais, que levarei para o resto da minha vida em minha saudosa memória. Só tenho a agradecer por tudo que me ofereceram neste lugar sagrado que é a segunda família nossa. Tantas foram as alegrias e também os esforços que tive, durante parte do ensino fundamental e ensino médio. 
   Agradeço imensamente aos professores, "mestres da verdade", que não nos ensinaram não apenas o que seria proposta do MEC, mas muito mais do que isso, nos ensinaram a sermos mais humanos e fraternos com todos que estão a nossa volta. Hoje, na graduação que faço vejo profundamente o que de fato faz o embasamento de nossa vida. Continuem sempre "mestres da verdade", mesmo em meio a crise política, econômica e institucional que passamos nestes tempos. Não deixem de preservar os valores da família, da vida e da fraternidade. Ensinem os alunos a serem mais humanos, a tratarem os outros com mais amor e respeito, a tomarem o ensino com gosto, porque vale para o resto da vida. Aí está o prêmio dos verdadeiros educadores. Parabéns pelo empenho e dedicação, continuem sendo professores, não pelo salário, porque isso é o que menos incentiva vocês, mas sejam professores por Vocação, que desejam de fato formarem cidadãos melhores, para um mundo novo, mais fraterno e mais humano, onde reino a Paz, o Amor e a Concórdia.

Salve oh Escola
Engajada em nos ensinar
Nesta Terra de paz e alegria
Nossa eterna, Senador Firmino

Quantos aqui estão
e quantos por aqui passaram
Alunos, estudantes,
Professores, padres, mestres e doutores.

Brasileiros que constroem dia-a-dia
Uma nação melhor,
Com esperança, coragem e garra.
No trabalho, na ciência e no anúncio do amor.

A Cícero Torres Galindo
Professor e prefeito de Senador
Que é exemplo de educador
Nossa homenagem e eterno louvor.

Nossa história aqui elevamos
Tantos quantos aqui se dedicaram
Diretores, professores e funcionários.
ensinando com alegria, empenho e amor.

Dedicada a Virgem da Conceição no princípio
És exemplo de grande penhor
Que sejas sempre a Escola
Formadora de exemplares filhos de Senador

Antigo Colégio- 1954 a 1979


segunda-feira, 16 de maio de 2016

LOUVORES A MARIA

 

“Mês de maio, mês de alegria, de lindos cantos mês de Maria”.Quanta alegria, podemos ter, ao refletir e pensar em Maria. Mulher simples da galileia, nascida em Nazaré, escolhida por Deus para ser a Mãe do Salvador da humanidade.Não há como falar ou pensar em Maria, sem se falar das obras grandiosas que Deus fez nela, nem dizer em Maria, sem falar de seu filho, Jesus de Nazaré.

Um Deus tão grande e tao poderoso, mas um Deus cheio de amor e misericórdia, assume a nossa humanidade, para nos salvar do pecado.Nosso Deus e um Deus encarnado, mas como podemos pensar em algo tao radical¿ Jesus Cristo, filho de Deus encarnado, veio a este mundo, sofreu nossas dores e se alegrou com nossas alegrias. Porém, para que Ele se torna-se homem, escolheu nascer de uma virgem.Para isso, Deus escolheu uma mulher simples da galileu, frágil, jovem, mas de uma enorme fé.

Dentre todas as mulheres do mundo, Maria, filha de Joaquim e Ana, foi a separada, escolhida, guardada e preservada para tao nobre missão. Para que fosse a Mãe de Deus, não poderia estar inundada de pecado, ou vivendo com as limitações deste mundo. Aqui vemos o grande mistério de Deus, para ser encarnado, concebeu Maria pura e imaculada, sem a mancha do pecado para ser a mãezinha do seu amado filho.

Maria, uma jovenzinha como tantas outras, mas diferente, ela foi consagrada e separada para Deus. Mas Maria, viveu de fato uma vida cheia de sentido, trabalhou, festejou, se alegrou e chorou como tantas mães.Uma jovem frágil, nova, mas que contou com a ajuda de Jose e a força do Senhor. Foi uma Missão nobre, por isso a reconhecemos como a Mãe do Senhor, que foi para junto Dele e hoje intercede pelo povo. Como o próprio filho seu Jesus, mesmo pediu, a entregando ao discípulo amado, representando sua entrega como Mãe de todo povo de Deus.

Todos os louvores e homenagens que nossas comunidades, desde antiga idade neste mês de maio, eleva a Mãe de Nosso Senhor é mais que merecida. Maria com seu Sim, deu a vida ao filho de Deus. Com nossa ladainhas, terços, cantos e celebrações, elevamos nossa adoração à Deus, que em Maria fez grandes coisas em favor de seu povo. “Não es Deus,não es mais que Deus, mais depois de Jesus o Senhor, neste mundo ninguém foi maior”. Louvemos a Mãe do Senhor, por seu Sim amoroso e que ela continue intercedendo por todos nós hoje e sempre.
Wesley Pires dos Santos
Seminarista 

Coroação em Conceição do Turvo(Senador Firmino)


sexta-feira, 18 de março de 2016

DESEJAMOS UM BRASIL NOVO


Infelizmente vivemos em tempos difíceis de crise em todos os âmbitos: crise política, econômica, social e até mesmo institucional. Ao que parece estamos em um caminho sem volta, a nação está sem rumo algum, diante de todo o caos que vem acontecendo. Mas acreditamos que todo momento de crise acontece para uma transformação, assim é o que esperamos em o nosso país.

O momento vivido necessita de muita reflexão. Não podemos de forma alguma emitir opiniões quaisquer que sejam, exprimindo julgamentos, antes mesmo que pensemos nas situações. Numa sociedade que é bombardeada de todos os lados pela manipulação, seja da mídia, ou seja, também dos grandes poderosos, chamando a atenção somente para os interesses individuais. Precisamos antes de tudo “filosofar”, estando em busca unicamente da verdade, refletindo e pensando para dizer argumentos concretos.

Lamentamos a situação do Brasil não pelo fato de um determinado partido estar no governo. As crises econômica, política e social que nós vivemos no Brasil será conseqüência apenas de um ou dois mandatos de um partido? Penso que tudo é conseqüência de uma longa história de roubos, porque muitos governaram não pensando no bem da nação, mas no próprio bem e do partido. Se por um lado alguns do PT estão sendo investigados, não quer dizer que o PSDB e o PMDB sejam isentos de tais acusações, pelo contrário todos devem ser julgados igualmente.  

A questão da política não ir para frente, penso eu, é pelo fato da grande pressão da mídia e também da oposição do atual governo. Não podemos negar que a mídia contribui no pensamento da sociedade e por isso manipula muito bem as situações. O que é de interesse de alguns grupos é o que se passa na mídia. Procuremos em nossos meios de comunicação algum canal educativo, isso seria uma utopia. Agora programas que acabam com os valores são fáceis de ser encontrados. 

Este é um momento de nos unirmos e não dividir mais. O povo deve ir às ruas, se manifestar e manifestar com consciência do que está fazendo, enquanto um cidadão. É um absurdo ver pessoas nessas passeatas quando questionadas sobre o pedido de impeachment, muitas vezes nem sabem o porquê estão pedindo ou nem sabem quem assumirá o governo, se isso acontecer.

Da forma que está, não está bom, isto é um fato.Necessitamos urgente de uma reforma política.Devemos defender a investigação de todos que estão envolvidos na corrupção, não somente determinados partidos, mas todos sem exceção. É mediocridade pensar que apenas determinado partido é culpado por tudo e os outros sejam “santinhos”, todos estão envolvidos na “lama”. Não podemos falar que B seja melhor que A, para governar a nação, todos já estão ultrapassados.

Precisamos nos unir enquanto cidadãos de bens, pautados nos valores cristãos e evangélicos, refletir juntos e apontar rumos novos para nosso País. Pensemos mais no amor, não o amor de novelas, mas o amor fraterno, aquele que se pensa no bem de todos, não de alguns. Esta frase resume muito do que necessita nosso Brasil: “Não se pode fazer verdadeira reforma social sem, antes de tudo, transformar o coração humano em um coração que ama o próximo antes de amar a si.” Convertamos nosso coração para um país melhor.


Wesley Pires dos Santos
Seminarista

segunda-feira, 7 de março de 2016

CUIDANDO DA "CASA COMUM"


Somos convidados enquanto Igreja, cristãos e cidadãos de bem, a refletir e repensar sobre nossas atitudes quanto ao modo que tratamos nosso planeta, “Casa comum”, de todos os povos, animais, vegetações e todos os seres vivos. Inspirados pela encíclica “Laudato Si” escrita pelo Santo Padre, o Brasil vive a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade” e o lema retirado do livro do Profeta Amós “Quero ver o direito a brotar como fonte e correr a justiça qual riacho que não seca” (Am 5,24).

Vivemos em uma sociedade pautada no lucro e no individualismo, na qual a cultura capitalista prevalece. O meio ambiente é explorado e transformado em dinheiro, mas dinheiro para poucos. O Papa Francisco no alerta por estarmos vivendo no mundo que caminha para o seu suicídio. O próprio homem está degradando e acabando com os bens mais preciosos que Deus nos deu, inclusive muitos são mortos em nome do lucro.

O atual sistema que visa o desenvolvimento do mundo acaba por excluir e marginalizar os mais pobres. Se por um lado vemos um mundo desenvolvido nas áreas científicas e tecnológicas, trazendo inclusive avanços em curas de doenças, por outro lado olhamos para o nosso redor e vemos muitos que passam fome, vivem em meio ao lixo e  esgoto a céu aberto, não tem o mínimo de condições para viver bem.

A dignidade humana é desrespeitada. Falta para muitos aquilo que é de direito para viver bem, como saneamento básico, água tratada e alimentos. Muitos bens são explorados da natureza e usados de modo errado como, por exemplo, a comida que é jogada fora todos os dias é capaz de matar a fome de muita gente, a água que é desperdiçada pode matar a sede de muitos. Além disso, há um desrespeito muito grande do homem para com a natureza, pois é dela que tudo sai e para ela que tudo volta.

Envolvidos pelo Ano Santo da Misericórdia e pela Campanha da Fraternidade Ecumênica, somos convidados a nos unir, independentes da religião, para transformar aquilo que celebramos em ação, transformando os que estão a nossa volta com nossas atitudes concretas.Foi isso que fizeram os grandes profetas, inclusive Amós, ao clamar justiça para o seu povo. O verdadeiro cristão é aquele que sente amado e acolhido pela Misericórdia do Pai e isso o interpela para uma mudança de vida, tornando também misericordioso com os irmãos que estão a sua volta, reconhecendo os seus sofrimentos. Por isso, somos convocados a transformar nossas atitudes e clamar por justiça e vida digna para os irmãos e irmãs que mais sofrem, tomando consciência que isso não é só dever do poder público.

Wesley Pires dos Santos
                                                                                                                                                        Seminarista