domingo, 17 de maio de 2020

A COMUNICAÇÃO CATÓLICA EM TEMPOS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL



Este é um momento desafiador vivido pelo mundo, e igualmente pela Igreja. É um momento sem precedentes para todos nós e que tem mudado o rumo de nossas vidas e da religiosidade. Em tempos de distanciamento social para proteger o mundo do contágio avassalador do Covid-19, a Igreja tem ganhado cada vez mais espaço nos meios de comunicação social, aproveitando o potencial dos canais para atingir o maior número de pessoas possível. Nesses tempos, mais do que nunca a Comunicação midiática tem sido sinônimo de tornar-se próximo. 
    Algo repentino fez com que nossas paróquias mudassem todos os seus planejamentos. De uma hora para outra se vê as paróquias do interior investindo nos meios de comunicação social a fim de se adaptarem à nova necessidade humana. Inclusive, inúmeras pessoas têm se movimentado e criado contas para acompanharem suas paróquias virtualmente, pois a presença física não está sendo possível. O momento atual é, de fato, um tempo de provação. Outro grande convite que ressoa em nossos ouvidos é o de retornar as origens e perceber o que é o essencial para se viver e levar uma vida mais cristã. A Igreja doméstica tem ganhando força, famílias tem-se reunido em momentos determinados para a oração, para dialogar e compartilhar a vida, coisa que muitos haviam se esquecido. 
    Jesus nos deixou um mandato para levar o Evangelho a toda criatura (cf. Mc 16,15), a Igreja entende que nem mesmo esse inimigo invisível pode impedir a propagação do Evangelho pelo mundo. Desde a cidade do Vaticano até as paróquias do interior, podemos ver o grande esforço dos pastores para que a Palavra de Deus continue sendo alimento do povo cristão. Assim, o gesto de comunicar por meio das mídias, é também gesto de proximidade da Igreja para com seu povo. Por mais que não estejamos juntos fisicamente, por meio das diversas lives, dos diversos momentos de oração, sejam, pessoal ou em família, sejam nos mosteiros e conventos, percebemos a força da Igreja que não cessa de interceder a Deus pela humanidade, sendo também voz da Esperança em meio ao mar tempestuoso do mundo. Assim, continuamos em comunhão espiritual e próximos. A Igreja presente em cada lar.

Wesley Pires dos Santos

Artigo do Jornal "O Anúncio". Da Paróquia N. Sr. Da Conceição - Senador Firmino - MG. Edição: Abril, Maio e Junho de 2020. N°46. Ano VII. Página 3.

2 comentários:

  1. Muito esclarecedor. Parabéns. Grande abraço. Boa noite

    ResponderExcluir
  2. Importante nos adaptarmos a novas situações. Nao devemos deixar nossa fé se apagar...

    ResponderExcluir